Mais moradia digna para 5 mil cearenses de Fortaleza. Famílias registradas pelos projetos Maranguapinho, Cocó, VLT e outras cadastradas por meio de entidades, receberam, nesta sexta-feira (11), 1.296 unidades habitacionais. A entrega é referente ao módulo IV do residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, por meio do Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal, com investimento superior a R$ 105 milhões.
A solenidade, que conclui o empreendimento Cidade Jardim, foi comandada pelo presidente Lula, ao lado do governador Elmano de Freitas, dos ministros Camilo Santana (Educação), Jader Filho (Cidades) e Rui Costa (Casa Civil).
Esse evento nos dá a segurança que fizemos certo demais ao recolocar na presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Posso apenas agradecer ao presidente Lula, à Caixa Econômica, e ao Ministério das Cidades por entregar todas essas casas aqui no Cidade Jardim. Gostaria de parabenizar essas famílias beneficiadas, vocês que nunca desistiram dos seus sonhos. Vocês penaram, mas agora têm as suas casas para viver com paz e tranquilidade”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Lula lembrou que a contratação de mais de 2 milhões de casas foi um compromisso firmado pelo Governo Federal, mas que o MCMV deve ir além, sempre garantindo qualidade de vida para a população. “O que eu vi hoje no Cidade Jardim, no Zona Viva, com os espaços, é o mínimo de dignidade que a população merece por parte de seus governantes. Saio daqui com a ideia que podemos fazer cada vez mais ações de qualidade para o nosso povo. Sei como é a alegria de ter o seu teto, com paz e tranquilidade. Cuidar do povo é fazer com que ele seja feliz, tenha direito à educação, saúde, garantir uma escola de qualidade para as crianças. Assumimos o compromisso de construir mais 2 milhões de casas e nós queremos fazer mais do que isso que prometemos”.
Ainda durante o evento, foi assinada uma portaria pelo presidente Lula, governador Elmano, e os ministros de Estado presentes, para a liberação da contratação de novas 16.597 unidades habitacionais, por meio do MCMV, no país.
Cidade Jardim
O Residencial Cidade Jardim conta com cinco módulos, isto é: 346 blocos, com apartamentos de 43 m²; nove quadras esportivas; 72 playgrounds; cinco pistas de skate; quatro campos de futebol; 20 salões de festa e duas áreas do Zona Viva implementadas.
Social (SPS), a população do Cidade Jardim tem acesso a biblioteca, sala de informática, sala multiuso, área de eventos e brinquedopraça.
“O Estado tem que garantir a cada criança deste país o direito de ser feliz, o direito de brincar, de estudar. É o mínimo que a gente pode garantir para essas famílias. Você tem que ser Governo para cuidar do povo, daqueles que mais necessitam”, completou o presidente Lula.
Somando 2023 e 2024, foram entregues 2.592 unidades habitacionais em diferentes módulos do Cidade Jardim, beneficiando mais de 10 mil pessoas.
Jader Filho ressaltou a retomada do MCMV como propulsor de emprego e renda para a economia brasileira, além dos benefícios de moradia para a população. “Esta é minha terceira vez no Cidade Jardim. Gostaria de saudar todas essas famílias que irão, a partir de hoje, bater no peito e poder dizer: ‘essa casa é minha’. Estando avançando em duas frentes, retomando obras paralisadas e iniciando o processo de recontratação. Aqui em Fortaleza, estamos autorizando o processo de contratação, gerando emprego e renda. O MCMV foi responsável, no último trimestre, por mais lançamentos habitacionais que todo o setor privado. Vocês podem ter certeza que iremos continuar trabalhando para que o sonho da casa própria esteja mais próximo das famílias brasileiras”, declarou.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
João Pedro Guedes – Ascom Casa Civil – texto
Hiane Braun/Casa Civil e Ricardo Stuckert/PR – fotos