Workshop internacional sobre Órgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de Tecidos foi sucesso em Fortaleza

Educação Notícias Tecnologia

Terminou na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro, em Fortaleza, o ciclo de palestras do 8º Workshop sobre Órgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de Tecidos (OBI) que apresentou como tema geral “Inovação em Saúde”.

Durante os períodos da manhã e da tarde, o Workshop internacional, organizado pela Universidade Federal do Ceará, com o apoio da SLABO – Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Orgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos – colocou em foco os seguintes temas: “Empreendedorismo em Saúde e Biomateriais: Representantes de Empresas/ Startups/ Academia; ” Complexo Econômico e Industrial da Saúde: Desafios e Obstáculos para o Desenvolvimento de Políticas Públicas” e “Biofabricação de Precisão de Tecidos 3D e Construções de Órgãos com Resolução de Célula Única”.

A Vice-presidente da SLABO Professora doutora, Rossana Thirré, acompanhou toda a programação do Workshop sobre Órgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de Tecidos (OBI). “Eu  adorei! O evento foi extremamente empolgante. Ele foi muito instrutivo, educativo, os trabalhos que foram apresentados são muito bons. O professo Rodrigo escolheu muito bem os convidados estrangeiros com palestras muito significativas e de muita importância. Com certeza, esse evento vai trazer grande impulso para nossa comunidade de Biomaterais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos”, avaliou a representante da SLABO.

Vice-presidente da SLABO Professora doutora Rossana Thirré

O professor Rodrigo Silveira Vieira da UFC, coordenador do evento, ressaltou a importância da riqueza do intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, docentes e estudantes de várias áreas como, por exemplo, Engenharia,  Medicina, Odontologia, Veterinária e Biologia, dentre outras. “Na área de Biomateriais e Engenharia de Tecidos a palavra intercâmbio funciona muito porque é uma área onde existe uma troca de experiências entre várias ciências. Desde a ciência exata, como é o caso da Engenharia até a área da ciência medica que é a área da aplicação dos conhecimentos”, ressaltou o coordenador do Workshop.

Professor Rodrigo Silveira Vieira da UFC – coordenador do evento

O 8º Workshop sobre Órgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de Tecidos (OBI) teve o apoio de vários patrocinadores que estimulam pesquisas e investimentos nos mais diversos setores. É o caso do Banco do Nordeste que tem diferentes linhas de financiamento. “Para o Banco do Nordeste é muito importante estar presente nesses eventos. Para dar um exemplo, aqui nós temos duas linhas de financiamento apropriadas para esse setor. É o FNE Saúde e o FNE Inovação que trabalha exatamente com aqueles projetos que têm a tendência de modernizar atividades e, como o próprio nome sugere, apoiar coisas novas para cada setor. O FNE Saúde é para a parte de laboratórios, clínicas, equipamentos médicos. Essa linha de financiamento está voltada para área médica e a área odontológica”, reforçou José Aires Pinheiro que é Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

José Aires Pinheiro – Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

Outro patrocinador, que oferece um grande número de benefícios aos seus associados, a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – também realizou o atendimento aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências que participaram do 8° OBI.

Mútua-CE leva seus beneficios ao 8° OBI

Sobre a SLABO

Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos (SLABO) foi fundada em 13 de dezembro de 1998, como uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne profissionais ligados à pesquisa, ao desenvolvimento, teste e utilização de biomateriais e órgãos artificiais em diferentes aplicações clínicas. De sua relação de sócios fundadores constam os nomes dos principais pesquisadores e profissionais clínicos brasileiros das áreas biológicas e tecnológicas, atuantes no campo da Engenharia, Medicina, Odontologia, Farmácia, Biologia, Veterinária e de Química ligados à área de biomaterais e órgãos artificiais, além de inúmeros representantes de países latino americanos, dos Estados Unidos e Canadá e até europeus.

Compartilhar Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *