INFRAESTRUTURA
A Secretaria das Cidades, por meio do Programa Águas do Sertão, e em parceria com o Instituto SISAR, investiu cerca de dois milhões de reais, entre agosto e outubro de 2024, na aquisição de equipamentos para auxiliar na manutenção de Sistemas de Abastecimento de Água nos oito Sistemas Integrados de Saneamento Rural (SISAR) do estado.
Chamadas de pequenas melhorias, essas ações buscam aumentar a eficiência dos Sistemas de Abastecimento de Água e atender ao padrão de gestão SISAR, beneficiando milhares de pessoas que vivem no meio rural, garantindo mais acesso à água potável e melhorando a saúde e a qualidade de vida.
Foram adquiridas 27 fábricas de cloro, 14 flocodecantadores, 9 filtros, além de outros equipamentos que contribuem para a melhoria do tratamento da água.
No total, o investimento da parceria entre SCidades e Instituto SISAR chega a cerca de 11 milhões de reais, provenientes do Acordo de Empréstimo com o Banco Alemão KFW.
Programa Águas do Sertão
O Águas do Sertão é um programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado às secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O Programa é financiado por recursos do Governo do Estado do Ceará, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e por recursos do Latin American InvestmentFacility (LAIF) da União Europeia. A implementação do Programa é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e do KfW.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Ascom Secretaria das Cidades