Já está circulando o Informativo da Academia Cearense de Engenharia
Ano I – Nº 005-Setembro/Outubro de 2024 com as ações da ACE nesse bimestre. Destaque para a homenagem ao acadêmico Joaquim Antônio Caracas Nogueira. O Engenheiro foi admitido, ao Grau de Cavaleiro, no Corpo de Graduados Especial da Ordem do Mérito Aeronáutico. A honraria contou com a presença do
Ministro de Estado da Defesa,
José Múcio Monteiro Filho, presidente
Efetivo do Conselho da Ordem do Mérito Aeronáutico.
Esta edição também traz o resumo da palestra “Litígio Territorial Ceará-Piauí” ministrada pela doutora Wanda
Claudino Sales. O evento, realizado no dia 23 de setembro, teve a presença expressiva de acadêmicos e representantes de órgãos estaduais e federais, além da presença ilustre do ex-governador Lucio Alcântara.
Outra palestra que mobilizou acadêmicos e convidados foi “Mudanças Climáticas e as Águas do Ceará”. Esse tema foi abordado pelo acadêmico Francisco de Assis de Souza Filho que “mostrou a evolução do sistema de gestão
dos recursos hídricos do estado do Ceará e como o sistema tornou a sociedade cearense mais resiliente aos padrões de variabilidade plurianual do clima”, segundo o texto dos editores do Informativo, o presidente da ACE, engenheiro agrônomo José Flávio Barreto de Melo e César Aziz Ary.
César Aziz Ary, inclusive, assina o quadro Memórias e Engenharia que faz um breve resumo da história do MERCADO DE FERRO de Fortaleza. Um relato bem emocionante da importação e a montagem dos Mercados de Ferro na nossa capital. Relato baseado nos textos do livro “A distância entre nós dois”, de autoria de Isabel Paz e Natália Maia, publicado em 2012.