Capacita Pet Ceará: Estado e Fundação Demócrito Rocha lançam capacitação gratuita em proteção animal

Educação Notícias

PROTEÇÃO ANIMAL

Conscientizar a população sobre a defesa dos animais e as políticas públicas de proteção animal existentes no Ceará. Esse é o objetivo do Capacita Pet Ceará, um programa de capacitação gratuita lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (6), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, autoridades e protetores da causa animal.

O Capacita Pet Ceará vai oferecer conhecimentos básicos sobre proteção animal, tendo como público-alvo protetores, gestores de clínicas veterinárias e abrigos de animais, estudantes e profissionais de medicina veterinária. A meta é capacitar 2.500 pessoas nessa primeira fase.

“Estamos avançando nas políticas públicas de proteção animal no Ceará. Criamos uma Secretaria, temos clínicas cadastradas atendendo gratuitamente, distribuímos coleiras [antiparasitárias], além de atendimento móvel à população. Agora vamos entrar em um processo de educação, para fortalecer o trabalho dos protetores, para que as pessoas tenham mais conhecimentos. Vamos criando uma consciência ambiental cada vez mais importante para a saúde pública em nossas cidades e proteção dos animais”, destaca o governador Elmano de Freitas.

Para isso, o conteúdo do curso aborda a legislação vigente sobre defesa dos animais e as políticas públicas existentes no Ceará de proteção animal, além de capacitar para procedimentos básicos de resgate e reabilitação animal e para o trabalho voluntário de proteção animal.

O Capacita Pet Ceará terá duração de seis meses, período em que serão realizadas 98 turmas presenciais, contemplado as 14 macrorregiões do estado e as 12 regionais de Fortaleza, além de duas turmas online. O curso terá certificado de participação.

Elmano de Freitas frisa que a boa convivência com os animais torna as pessoas melhores. “O Capacita Pet é muito importante para que a gente possa formar cidadãos com mais sensibilidade. A maioria das pessoas gosta dos animais, e algumas pessoas, por uma situação ou outra, às vezes por trauma na vida, acabam querendo descontar nos animais problemas que são da sua história de vida. E os animais não têm nada a ver com isso. Temos que ter consciência que os animais têm o direito a serem bem tratados”.

Conteúdo

Cada turma terá a duração de quatro horas, abordando conteúdos específicos em uma linguagem acessível, voltada tanto para o público especializado quanto para voluntários e demais interessados na causa animal. Os participantes receberão orientações práticas e teóricas divididas em quatro eixos temáticos.

O primeiro eixo tratará da legislação vigente sobre defesa dos animais, detalhando as leis e normas que asseguram os direitos dos animais no contexto estadual e nacional.

O segundo eixo apresentará a política pública de proteção animal no Ceará, oferecendo uma visão abrangente das ações e programas que o Estado desenvolve para garantir o bem-estar e a proteção dos animais.

O terceiro eixo será dedicado aos procedimentos básicos de resgate e reabilitação, com orientações sobre como atuar em casos de emergência, como resgatar e fornecer os primeiros cuidados a animais em situação de risco, até que eles possam ser encaminhados para o atendimento adequado.

O quarto eixo discutirá o trabalho voluntário na proteção animal, com temas relacionados a cuidados específicos, treinamentos necessários e gestão de atividades voluntárias. Esse módulo busca fortalecer o engajamento de voluntários, oferecendo ferramentas para que atuem com mais eficiência e conhecimento técnico.

Serviço

Capacita Pet Ceará
Inscrições: a partir de 25 de novembro de 2024
Mais informações: protecaoanimal.ce.gov.br e fdr.org.br

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Larissa Falcão – Ascom Casa Civil – texto
Thiago Gaspar – Casa Civil – fotos

Compartilhar Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *