SEGURANÇA PÚBLICA
Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário da SSPDS, Roberto Sá, do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, entre outras autoridades. Esta foi a primeira de três solenidades de promoções que acontecerão até o fim de 2024, totalizando a ascensão profissional de 2.459 policiais e bombeiros militares em todo o Ceará.

O governador Elmano de Freitas destacou que a promoção representa o reconhecimento a mulheres e homens que se dedicam diariamente, em suas corporações, a ajudar o povo cearense. “Tenho certeza que passa um filme na cabeça de cada um, seja daquele que estudou, foi aprovado em um concurso e, em algum momento, aguardou para ser convocado ou aquele e aquela que, a partir de hoje, ocupa uma posição de maior responsabilidade na Polícia Militar do Ceará e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Tenho certeza que a promoção, que vossas senhorias alcançam nesse momento, é um reconhecimento do Estado, mas acima de tudo, reconhecimento da sociedade”, destacou.
Acompanhando a solenidade, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, parabenizou os policiais e os bombeiros militares promovidos e reforçou o aumento da responsabilidade de cada um, em defesa da população. “A promoção valoriza o nosso tempo de casa e as nossas habilidades, nossas condutas, mas também representa um aumento de responsabilidade. Então nesse conjunto, reconhecimento e sinalização para novas responsabilidades, é sempre muito bom a gente contar com a presença da família, que é o nosso pilar, é a base de tudo e onde a gente encontra força para enfrentar as dificuldades da vida. As responsabilidades aumentam, mas temos uma vida aí fora para cuidar da nossa população. Então vamos continuar firmes, fortes, unidos, fazendo da nossa carreira uma carreira que nos orgulha, porque do lado de fora, quando a gente sai para o trabalho, tem uma população carente, precisando da nossa proteção”, disse.
Sobral e Crato
Ainda nesta segunda-feira, dia 23, outros 278 policiais e bombeiros militares serão promovidos em uma solenidade no Centro de Eventos, em Sobral. Já na próxima quinta-feira (26), um dia após o Natal, mais 278 PMs e BMs participarão da cerimônia de promoção no Ginásio da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato. Com as promoções destes 2.459 militares, em 2024, o Governo do Ceará estima uma repercussão financeira anual de cerca de R$ 17,3 milhões.
Segundo o comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo Nascimento, finalizar o ano com a promoção é um estímulo ao policial militar. “Nós temos essa convicção, feita lá atrás pelo nosso juramento, como foi feito aqui pelos nossos policiais militares, que a promoção faz bem às instituições, aos familiares aqui presentes e a toda a sociedade. Temos muito a agradecer ao governador Elmano por tudo que têm feito. Destaco aqui a reestruturação de todas as Forças de Segurança, sancionada na semana passada. Isso quebra um paradigma e demonstra o compromisso do Governo do Ceará com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e com a população em geral”.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Ascom Casa Civil – Texto
Lucas Memória – Ascom SSPDS – Texto
Carlos Gibaja | Casa Civil – Denilson Araújo e Rafael Tavares – Ascom SSPDS – Foto