O 8º Workshop sobre Órgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de Tecidos (OBI) prosseguiu com sua programação nesta quarta-feira (30/10). Especialistas e pesquisadores das areas da Engenharia, Medicina, Odontologia, Veterinária e Biologia, além de alunos de graduação e pós-graduação acompanharam as palestras de professores, mestres e doutores no auditório principal.

Um dos temas abordados, neste dia 30 de outubro foi “Materiais, Superfícies e Processos para a Inovação em Saúde e Medicina Regenerativa: Foco em Projetos de Pesquisas Internacionais em parceria com o Brasil e a América Larina Organizações”. Outro assunto de destaque foi
“Pele de Tilápia como opção para Tratamento de Queimaduras de segundo grau e Desenvolvimento de Novos Biomateriais”.

O período da tarde também foi reservado à palestra “Ensaio não Destrutivo de Viscoelasticidade de Biomateriais Macios para Aplicações Biomédicas”. O evento é coordenado pelo professor Rodrigo Silveira Vieira da Universidade Federal do Ceará que faz uma avaliação positiva do Workshop. “Esse evento realmente traz algo de muito positivo no campo de Engenharia de Tecidos, Biomateriais e Orgãos Artificiais. É a primeira vez que ele é realizado no Ceará sendo executado pela UFC com o apoio da SLABO. Temos a participação de mais de 150 pessoas entre pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação. Temos palestrantes convidados dos Estados Unidos, Canadá, Portugal e também bastante pesquisadores brasileiros, do Chile e da Argentina. Isso faz com que o evento seja bastante diverso em relação aos profissionais, desde a Engenharia até a área médica. Temos mais de 100 trabalhos apresentados nas formas de sessões orais ou pôsteres”, disse o coordenador do 8° OBI.
