Governador Elmano reúne secretariado e anuncia para fevereiro abertura do Hospital Universitário do Ceará

Notícias

GESTÃO

Ampliar o atendimento em saúde para os cearenses é uma das prioridades do Governo do Estado. Para isso, o Hospital Universitário do Ceará (HUC) será aberto em fevereiro de 2025, ofertando serviços vascular e de oncologia. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, nesta segunda-feira (6), na Residência Oficial, durante a reunião de secretariado. Essa foi a primeira reunião com todos os titulares de pastas e vinculadas após reforma implementada em dezembro do ano passado.

“Uma entrega muito importante para a população cearense, da Região Metropolitana [de Fortaleza]. Em fevereiro, entregaremos a abertura do Hospital Universitário do Ceará. Vamos abrir o serviço de oncologia e vascular. Faremos, como fizemos com todos os Hospitais Regionais, um cronograma até ele chegar a 100% de atendimento”, detalhou Elmano.

O governador reafirmou o diálogo com todos os municípios cearenses. Isso vai permitir, por exemplo, a integração entre as redes municipais e a rede estadual, com destaque para Saúde e Segurança Pública.

“Vamos ver a prioridade de cada governante em seu município e ajustar com as políticas públicas que realizamos no Estado. Com Fortaleza, vamos tomar ações comuns muito importantes na saúde pública de Fortaleza. A sede do Hospital Universitário do Ceará é em Fortaleza. Nós estamos com a discussão de integração plena da rede municipal com a rede estadual. Isso é importante para o povo de Fortaleza, mas é importante para o Ceará todo, porque toda a população cearense vai usar esses equipamentos”, informou o governador.

Essa integração entre serviços e equipamentos da rede de Fortaleza e rede estadual funcionaria como uma regulação unificada, desburocratizando os processos e tornando mais eficiente o atendimento aos pacientes. “Nós podemos ganhar muito em eficiência tendo todas essas informações em uma central única, e, à medida que tiver uma vaga, o cidadão ser atendido”, defende Elmano.

Na Segurança, a integração também possibilitaria alinhar atuação entre as Forças de Segurança do Estado e a Guarda Municipal. Essas estratégias aguardam uma reunião que acontecerá em breve entre o governador e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Balanço e alinhamento

No encontro com os secretários e as secretárias, o chefe do Executivo Estadual fez balanço das ações da gestão nos dois últimos anos e definiu o alinhamento dos projetos prioritários para execução em 2025 e 2026. Todas as ações foram fundamentadas no equilíbrio fiscal e transparência, destacando-se pelo investimento público recorde no ano passado.

Para 2025, a determinação do governador é acelerar as entregas em diversas áreas para melhorar a vida dos cearenses e avançar o Ceará. “A nossa avaliação é positiva, com perspectiva de acelerar as entregas. Nós começamos agora uma fase de entregas e conclusão daquilo que nos comprometemos”, acrescentou.

Sobre os próximos passos, o gestor destacou que, além da saúde, também são prioritárias áreas como a Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Econômico e Proteção Social.

“O País está crescendo em torno de 3 e 3,5%, nós tivemos o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] de 6,7%. Nós crescemos praticamente o dobro do Brasil [no terceiro trimestre de 2024]. Para produzir mais, precisamos ter mais gente empregada e inovação tecnológica. Isso resultou nós tirarmos 300 mil pessoas da extrema pobreza no Ceará. O que demonstra o caminho de priorizar as pessoas e as oportunidades para elas”, disse Elmano de Freitas.

Nesse sentido, outro destaque é o aquecimento da geração de empregos no estado. “O saldo de empregos é de 114 mil a mais [somando 2023 e 2024 até novembro]. Não só estamos criando mais empregos, como criando empregos de salários melhores. Queremos que sejam ainda melhores. Para isso, estamos investindo em energia renovável, tecnologia da informação e comunicação, educação e ensino superior”, enfatizou o governador.

Educação

Farol do Ceará para o Brasil, a educação pública cearense continuou avançando em 2023 e 2024. O estado tem a melhor rede pública do Brasil no Ensino Fundamental e a terceira melhor nota no Ensino Médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (Mec).

A meta para os próximos dois anos é entregar 138 novas escolas, ampliando o tempo integral em toda a rede estadual, com jornada diária de nove horas. Atualmente, 75% da rede tem a jornada prolongada implementada. “Nosso foco é elevar os índices de aprendizagem, promover uma educação de qualidade e ampliar as oportunidades para nossos jovens, sempre priorizando um ambiente escolar acolhedor e transformador”, definiu a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Infraestrutura

Como antecipado pelo governador, serão muitas as entregas na área de Infraestrutura, uma vez que as obras estruturantes permeiam todas as políticas públicas do estado.

O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston apontou algumas: “A mobilidade urbana está em primeiro lugar e, também, energia. Nós precisamos ter uma atenção à questão do Pecém, onde serão instaladas as empresas de Hidrogênio Verde. A gente precisa de ampliação das linhas de transmissão. Outra prioridade nossa é a internalização da fiação elétrica de Fortaleza e outros municípios”.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Larissa Falcão – Ascom Casa Civil – Texto
Hiane Braun e Tiago Stille – Casa Civil – Foto

Compartilhar Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *