Governo do Ceará entrega 100 mil alevinos de tilápia no Açude Lima Campos, em Icó

Notícias

PESCA E AQUICULTURA

Os reservatórios de Icó receberão 250 mil alevinos por meio do programa Peixamento, desenvolvido pelo Governo do Ceará. Nesta segunda-feira (24), 100 mil alevinos foram entregues no Açude Lima Campos.

De 2023 até 2025, o Estado soma mais de R$ 11 milhões investidos no Peixamento. A meta é contemplar os 184 municípios em 2025, com 17 milhões de alevinos distribuídos até agosto.

“Soltamos 100 mil alevinos para daqui a pouco os pescadores terem o que pescar. Ainda temos mais 150 mil para os açudes de Icó”, ressalta Oriel Filho, titular da Pesca e Aquicultura do Ceará.

O Peixamento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura, a fim de apoiar o repovoamento com peixes de corpos d’água, como rios, lagos e represas, açudes. Esse processo pode restaurar as populações de peixes nativos, melhorar a pesca esportiva ou comercial e equilibrar os ecossistemas aquáticos afetados pelos impactos. No Ceará, os açudes são repovoados com alevinos de tilápia.

Mais apoio

Além do Peixamento, a Secretaria também desenvolve outros programas, como o FortPesca, que consiste em entregas de kits do projeto de Fortalecimento da Renda e Trabalho Para a Pesca Artesanal.

No kit vem colete salva-vidas, anzóis, protetor solar, chumbada, chapéu, flutuador, blusa com proteção UV, garrafa térmica, planagem de galão e linhas.

Tem também o kit multimídia que vai para as colônias de pesca para fazer a parte administrativa, com armário, computador, impressor, webcam e cadeira.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Larissa Falcão – Ascom Casa Civil – Texto
Helene Santos – Casa Civil – Fotos

Compartilhar Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *