Os estudantes do Ceará inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contarão com transporte gratuito nas linhas de transporte sobre trilhos, metrô e VLT, nos dois domingos de prova, 3 e 10 de novembro. A medida, anunciada nesta quinta-feira (31) pelo governador Elmano de Freitas, assegura o funcionamento do serviço em Fortaleza, Cariri e Sobral, entre 10h30 e 19h30.
A operação excepcional e gratuita para o Enem 2024 abrange nas linhas Sul, Oeste, Nordeste, VLT Cariri e VLT Sobral.
“O decreto que estabelece a gratuidade será publicado hoje (quinta-feira) no Diário Oficial do Estado. Neste ano, mais de 97 mil cearenses da rede estadual se inscreveram no Enem, o que representa 99% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Uma ótima prova a todas e a todos!”, destacou Elmano de Freitas, em postagem nas redes sociais.
Preparação
Promover transporte gratuito é só uma das formas de facilitar a participação dos estudantes cearenses no Enem. Na rede pública, de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas, a Secretaria da Educação (Seduc) desenvolve o projeto Enem: Chego Junto, Chego Bem. É desenvolvido ao longo de todo o ano letivo e contempla sete etapas:
1 – Obtenção da documentação: articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG);
2 – Isenção da taxa: mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição;
3 – Inscrição: apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame;
4 – Motivação: promove atividades de incentivo e de fortalecimento da autoestima dos estudantes;
5 – Preparação: o programa busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem;
6 – #Enemvou2dias: os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte e deslocamento garantidos, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches;
7 – Ingresso no Ensino Superior: os estudantes recebem o apoio necessário para inscrição nos editais do Sisu e do Prouni.
Provas do Enem
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estima que o total de inscritos da rede pública para o Enem 2023, considerando instituições estaduais e federais, chega a 113.586 estudantes.
No ano de 2023, o Ceará liderou a participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública entre os que fizeram os dois dias de prova em todo o Brasil. O índice chegou a 79,8% de participação, bem maior que a média do País, que ficou em 46,7%.
A realização das provas do Enem é um dos principais caminhos de acesso ao ensino superior. E, no Ceará, é possível observar um crescimento no ingresso dos alunos na rede pública estadual em cursos de graduação. Em 2023, foram 22.531.
No primeiro dia de Enem, são aplicadas as provas de redação; de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo, é a vez das provas de ciências da natureza e suas tecnologias; e de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.
O local de prova, assim como outras informações necessárias para a participação no Enem, está disponível para consulta na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).
Para saber os horários completos de chegada e saída de metrô e VLT, basta consultar as tabelas no site do Metrofor.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Ascom Casa Civil – Texto
Fotos: Romário Pinheiro – Metrofor