Prefeitura lança Plano Fortaleza Inclusiva: oito programas com ações de enfrentamento às vulnerabilidades sociais na Capital

Notícias

Gestão municipal

O prefeito Evandro Leitão lançou, nesta segunda-feira (14/7), o Plano Fortaleza Inclusiva, iniciativa que tem o objetivo de enfrentar as vulnerabilidades sociais no município. A proposta reúne ações já em andamento e outras previstas para iniciar nos próximos meses, organizadas em oito programas intersetoriais: Fortaleza Sem Fome, Fortaleza para Todas as Idades, Superação da Situação de Rua, Atenção às Pessoas com Deficiência, Infância Viva Fortaleza, Saúde que Cuida, Autonomia Econômica e Sustentabilidade e Justiça Climática.

O lançamento, realizado no Paço Municipal, contou com as presenças da primeira-dama Cristiane Leitão, da vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, e de Socorro França, secretária dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH).

Apresentação do Plano Fortaleza Inclusiva

“O objetivo é, através de políticas públicas, transformar a vida das pessoas, dando dignidade, seja oferecendo a autonomia econômica, seja na saúde, seja no acolhimento. São ações transversais, concentrando várias secretarias. Toda a rede da Prefeitura está engajada nessas ações e espero que, a médio prazo, toda a população de Fortaleza já sinta o impacto positivo das nossas ações”, declarou Evandro.

O prefeito anunciou ainda ações e equipamentos importantes para a implementação dos programas que serão inaugurados em breve, como a Cidade da Criança (27/7), o Centro de Diagnóstico Girassol (11/8) e o primeiro Espaço Girassol (18/8). Além disso, foi apresentado o plano de requalificação da rede de atendimento social e da saúde, especialmente, de equipamentos ligados aos cuidados com a saúde mental.

“Vamos iniciar o programa Fortaleza Sem Fome, com a distribuição de 90 mil sopas por mês. Além disso, vamos reformar toda a rede de atendimento social, começando pelos Cras, e construir três novas unidades: uma no bairro Pedras, outra no Vila Velha e mais uma no Henrique Jorge. Também vamos reformar todos os equipamentos de saúde, como postos, hospitais e policlínicas. Vamos também oferecer cursos de capacitação. Tudo isso para promover uma cidade mais inclusiva”, concluiu.

Mais cuidado

A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, também comentou sobre a requalificação da rede de atendimento social.

“Todos os nossos equipamentos careciam de manutenção: Cras, Creas e Centros Pop. O Creas Mucuripe, por exemplo, estava completamente abandonado, mas, agora, já iniciamos a reforma. Vamos iniciar a reforma de equipamentos que estavam fechados, além de que o prefeito Evandro quer a ampliação da nossa rede de referência. Além disso, esses três novos Cras serão instalados em equipamentos da Prefeitura que estavam abandonados”, destacou Gabriella.

A primeira-dama Cristiane Leitão ressaltou que as ações do Plano Fortaleza Inclusiva foram planejadas para integrar diversas secretarias da administração municipal, com foco em gerar impacto real na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Não adianta fazer ações pequenas e isoladas que não geram resultado. Queremos promover grandes ações, com programas selecionados e formulados para causar um impacto concreto”, afirmou.

Cristiane também fez um balanço das iniciativas já em andamento dentro do plano, como o Passe Livre da Criança, o Infância Viva e a entrega das Carteiras de Identificação Digital da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
“Já entregamos 785 Ciptea, um documento que era muito aguardado e atendeu a uma demanda reprimida. Também reformulamos, reestruturamos e atualizamos o cadastro de todas as pessoas beneficiadas. Por isso, o Centro de Diagnóstico Girassol será tão importante: ele irá realizar os laudos dessas pessoas. A SDHDS também já executou ações de acolhimento à população em situação de rua, com encaminhamentos para terapia, aluguel social e outros serviços. É uma gestão centrada no cuidado”, concluiu.

Conheça os oito programas do Plano Fortaleza Inclusiva

Infância Viva Fortaleza

Tem como objetivo cuidar das crianças e de suas famílias, principalmente daquelas que mais precisam. O programa oferece apoio para transformar a vida de todos os envolvidos. A ideia é garantir que as crianças e suas famílias tenham acesso a serviços essenciais, como saúde, educação, assistência social e proteção, criando oportunidades para que cresçam com saúde, segurança e de forma plena.

Autonomia Econômica

Apoia e promove ações que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade a conseguirem trabalho e renda, para que possam conquistar sua independência financeira. O Autonomia Econômica funciona com base em ações como oferta de cursos de qualificação profissional para ampliar as chances de entrada no mercado de trabalho; oferta de microcrédito e incentivo a pequenos negócios; apoio à economia solidária e ao trabalho em grupo, como em cooperativas; e apoio às famílias para que consigam gerar sua própria renda.

Sustentabilidade e Justiça Climática

Tem como foco a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente equilibrada, apoiando iniciativas que promovem a igualdade racial, a justiça ambiental e o acesso à justiça. O programa vai também agregar ações que tenham o objetivo de proteger comunidades vulneráveis dos impactos negativos das mudanças climáticas e da degradação ambiental, contribuindo para uma convivência mais justa entre as pessoas e o meio ambiente.

Atenção às Pessoas com Deficiência

Tem como objetivo atender às pessoas com deficiência de Fortaleza por meio de projetos multidisciplinares que realizam diagnóstico, acolhimento e acompanhamento de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento. Além disso, traz um conjunto de ações, políticas e serviços voltados à garantia dos direitos, da dignidade, da autonomia e da plena participação das pessoas com deficiência na sociedade, sendo um atendimento intersetorial, envolvendo as áreas da saúde, educação, assistência social, trabalho, cultura, esporte, mobilidade urbana e acessibilidade.

Superação da Situação de Rua

Reúne mobilização de esforços pela superação da situação de rua em Fortaleza com ampla articulação do poder público, organizações da sociedade civil e empresários.

Fortaleza para Todas as Idades

Tem como foco a promoção do cuidado e da proteção social das pessoas idosas por meio de ações de acolhimento, oferta de serviços e estruturas adaptadas para atendê-las em suas necessidades. Além disso, ele irá ampliar as unidades de centros-dias, espaços de atendimento especializado para pessoas idosas, e expandir as equipes de atenção domiciliar com especialistas na saúde da pessoa idosa. O programa contemplará, ainda, a criação dos núcleos de atendimento à pessoa idosa vítima de violência.

Fortaleza Sem Fome

É uma ação permanente de superação da fome e para garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, beneficiários de programas sociais e idosos do município de Fortaleza, inscritos no Cadastro Único.

Saúde que Cuida

Reúne várias ações para fortalecer a rede de cuidados com a saúde – em especial a mental – em Fortaleza. Ele é baseado na defesa dos direitos das pessoas, no incentivo ao tratamento fora de hospitais e na recuperação do bem-estar. As iniciativas são voltadas para pessoas com transtornos mentais, que fazem uso excessivo de álcool e outras drogas, além da comunidade em geral.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br/noticias
Fotos: Beatriz Boblitz

Compartilhar Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *