DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário participou, nos dias 5 e 6 de novembro, da segunda oficina sobre a implementação do Programa Cisternas para parceiros executores no Nordeste e no Norte realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
A abertura do evento contou com a participação do ministro do MDS, Wellington Dias e da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal. A oficina “Construindo Redes para a Implementação de Tecnologias Sociais de Acesso à Água” recebeu os gestores estaduais responsáveis pela execução e monitoramento do Programa e teve a finalidade de garantir a implementação eficiente das cisternas nos locais contemplados pela iniciativa.
O titular do MDS, Wellington Dias, defendeu as cisternas como tecnologias sociais de “extrema relevância” que chegam onde não há outras alternativas. “A presença da cisterna é algo fundamental para o desenvolvimento da população do Semiárido”, avaliou. “Eu vivi em uma região do Semiárido e, lá, tem muita irregularidade de chuva. A chuva falha e não tem um ciclo certo. Tem hora que chove demais e depois passa um período longo sem chover”, lembrou.
Além da equipe do Programa Cisternas e dos gestores estaduais do Nordeste, participam do curso as organizações da sociedade civil que implementam as tecnologias sociais de acesso à água o Semiárido (AP1MC) e na Amazônia (ONG Saúde e Alegria, Associação de Assessoria aos Povos da Floresta – Aflora – e Instituto Chico Mendes), com o objetivo de compartilhar as experiências e desafios acumulados nos territórios prioritários do Programa.
Supervisora de Tecnologias Sociais da Coágua/SDA, Iana Xênia destacou a importância do encontro: “Na oficina criamos um mapa de processos e resultados com a finalidade de fortalecer a atuação do programa tanto no Ceará, como no Norte e Nordeste. Para nós, esse momento é fundamental para alinharmos nossa atuação junto ao MDS já que iniciamos a execução de 11.399 cisternas em todo o estado”.
Na ocasião, a equipe do Programa Cisternas do MDS também realizou a primeira oficina voltada para comunicadores e comunicadoras da Rede Cisternas, nos dias 5 e 6, na sede da Enap. O jornalista e professor Jorge Duarte dialogou com assessores de diversos estados do Norte e Nordeste sobre a Construção do Mapa da Mensagem. As outras atividades da oficina foram conduzidas pela jornalista e assessora do MDS, Clarita Rickli.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Texto: Ascom MDS/Ascom SDA | Fotos: Roberta Aline/MDS