Segunda edição do Infância Viva na Praça leva lazer e serviços ao Centro

Bem-Estar Cultura Notícias

FÉRIAS

Marcando o início das férias, a Prefeitura de Fortaleza realizou, na manhã deste domingo (6/7), a segunda edição do Infância Viva na Praça, no Passeio Público. O evento promoveu a inclusão, o fortalecimento do direito ao brincar, a convivência familiar e comunitária e ofertou serviços e diversas atividades de lazer para a população. A iniciativa é desenvolvida por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) com o apoio da primeira-dama Cristiane Leitão, e, nesta edição, integrou a programação do Festival Bora, contando com a parceria da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Cristiane Leitão destacou a importância do brincar e do fortalecimento de vínculos familiares para o desenvolvimento de uma cidade mais justa e igualitária.

“Esta é a segunda edição do Infância Viva na Praça, e eu tenho muito orgulho de estar na liderança deste grande projeto. Para a gestão do prefeito Evandro, é muito importante ter o espaço público cheio de crianças, de famílias curtindo o domingo. É umas das nossas formas de promover o cuidado, a convivência e a inclusão,” afirmou.

De acordo com a secretária da Cultura Helena Barbosa, o evento compõe a proposta do Festival Bora de pensar toda a cidade, promovendo cultura de forma descentralizada e inclusiva.

“Nós sempre estamos pensando programações conectadas às outras políticas, então, quando elaboramos a programação de férias ocupando os espaços públicos, em especial o Passeio Público e a Cidade da Criança, fizemos isso contemplando a Coordenadoria da Primeira Infância e o trabalho desenvolvido pela primeira-dama, contando com a expertise e a habilidade que elas têm para fazer articulação para esse público,” pontuou a secretária.

A segunda edição do Infância Viva na Praça também celebrou os dez anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Uma lei que foi formatada com muito cuidado para assegurar todos os direitos das pessoas com deficiência, como o acesso à educação, à saúde, à cultura, ao lazer, à mobilidade. Garantir o cumprimento desses direitos, tornando a cidade mais inclusiva, é uma prioridade dessa gestão,” ressaltou a primeira-dama.

Levi Pimenta, de 35 anos, acompanhou o evento com entusiasmo. “Estamos aqui na praça comemorando os dez anos da Lei Brasileira de Inclusão com muita música, teatro, poesia e artesanato, e eu estou amando,” afirmou ele, que tem síndrome de Down.

Infância Viva na Praça

O Infância Viva na Praça tem como objetivo fortalecer o direito ao brincar, promover a convivência comunitária e aproximar as políticas públicas das famílias fortalezenses. A programação incluiu oficinas de artes manuais, contação de histórias, circo, teatro de bonecos, shows e muito mais.

O evento promoveu ações de cidadania, como a emissão de documentos importantes para o público infantil e pessoas com deficiência, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), o Passe Livre da Criança e a campanha Sim, eu Existo, da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), voltada à emissão de registro civil de nascimento.

A segunda edição do Infância Viva na Praça contou, ainda, com feira de livros, intérprete de libras, audiodescrição e disponibilização de fones abafadores para crianças autistas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br/noticias

Compartilhar Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *