Sustentabilidade e uso racional da água na produção de alimentos no Ceará

Agronegocio Infraestrutura Meio Ambiente Notícias Tecnologia

AGRICULTURA

A Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) recebeu o evento Água Innovation que debateu vários assuntos relacionados ao uso sustentável dos recursos hídricos no estado com foco na produção agrícola. Nosso blog conversou com o presidente da Academia Cearense de Engenharia (ACE), Engenheiro Agrônomo José Flávio Barreto de Melo, sobre a importância do evento para pequenos, médios e grandes produtores rurais. “A ACE já vem colocando em pauta todos os aspectos relacionados ao uso consciente da água em nossos reservatórios. Esse encontro é fundamental para aprofundar alguns tópicos desse assunto”, diz Flávio Barreto. “É uma grande oportunidade para discutir detalhes sobre a nossa produção de alimentos com base na irrigação, por exemplo, e o uso sustentável da água, para essa finalidade, sem esquecer a variável inovação. Também é importante para discutir os investimentos e o financiamento para a agricultura e a Pecuária no Ceará”, completou o presidente da ACE.

O primeiro painel da terça-feira (12/11)
abordou o tema “Fatores críticos de sucesso para o pequeno produtor”. Ainda na parte da manhã foram abordados “Organização e Gestão”, “Acesso a crédito para investimento”, “Sementes de uma Nova Agricultura – Programa PIMP”,  “Força da Organização de Produtores” e “Quando a Tecnologia faz a diferença” numa mesa que foi presidida pelo Gerente Executivo do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russss, Aridiano Belk, e teve como palestrante Michel Freire, sócio fundador e CEO da 3v3 Tecnologia. Também no período da manhã, o professor da Universidade Federal do Ceará, Adunias Teixeira, proferiu palestra sobre o tema “Manejo Eficiente da Água em Sistemas Agrícolas”.

Já no período da tarde as discussões se voltaram para um tema que envolve a agricultura e as novas tecnologias. O pesquisador da Embrapa e professor da UNICAMP, Dr. Édson Bolfe, proferiu palestra sobre “Agricultura Digital”. O presidente da mesa foi o Secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Silvio Carlos Ribeiro.

A tarde também reservou momentos para debater: “Bioinsumos: a mova realidade do Nordeste”, “Inovações em Políticas Públicas para a Segurança Hídrica na Agricultura”, “Gestão da Demanda Inteligente”, “Transposição do São Francisco: estágio atual e as perspectivas de infraestrutura e operação”, “O Desafio da Gestão dos Aquíferos do Ceará” e “Inovação na Pecuária Leiteira”.

Compartilhar Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *