RECURSOS HÍDRICOS
Promovendo mais segurança hídrica para o estado do Ceará, foi assinado no último dia 13, o Termo de Compromisso entre a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O documento garante a continuidade da gestão dos 272 sistemas de dessalinização de água existentes, além da implantação de 17 novos sistemas . A ação faz parte do Programa Água Doce e busca ampliar o acesso à água potável em comunidades rurais com alta vulnerabilidade hídrica.
O projeto será executado ao longo de 48 meses, com um orçamento estimado de R$ 11,1 milhões, sendo parte do investimento oriundo do Governo Federal e complementados pelo Governos do Estado do Ceará.
“O Programa Água Doce contribui para melhorar a qualidade de vida das populações beneficiadas, mas também fortalece a resiliência das comunidades locais frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela escassez de recursos hídricos”, ressaltou a diretora de Revitalização e Planejamento em Segurança Hídrica do MIDR, Fernanda Ayres. “Por meio de uma gestão integrada e sustentável, o PAD se consolida como uma referência em políticas públicas de acesso à água, alinhando desenvolvimento regional com preservação ambiental e inclusão social”, disse a diretora.
Os novos sistemas de dessalinização e a continuidade da operação dos já instalados visam garantir mais segurança no abastecimento e melhorar a qualidade de vida das populações atendidas.
Sobre o Programa
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.
No Ceará, o Programa Água Doce (PAD) já implantou 272 sistemas de dessalinização em 47 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. Outros 17 serão construídos pelo Termo de Compromisso MIDR-SRH e outros 42 sistemas serão implantados pelo Convênio com o Ministério das Cidades.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
Ascom SRH – Texto